Seminário debate esporte como política pública em Cascavel
assessoria

Cascavel

Seminário debate esporte como política pública em Cascavel

Por Fran Tiem em 08/05/2021 - 20:00

Idealizado pelo prefeito Leonaldo Paranhos, neste sábado (08) aconteceu o 1º Seminário de Políticas para o Esporte de Cascavel no Teatro Municipal Sefrin Filho. Dezenas de pessoas ligadas às mais diversas modalidades esportivas participaram do evento que discutiu as políticas públicas para o esporte.

O presidente da Fundação Municipal de Esporte e Cultura (FMEC), Edson Queiroz, detalhou aos esportistas quais são as funções da Fundação. “A Fundação tem como função, em primeiro lugar, a captação de recursos no governo do Estado, na iniciativa privada e governo federal e a gente fomenta o esporte através dessa captação”, explicou.

Luiz Ernesto Meyer Pereira, secretário de Esportes e Cultura, disse que o evento foi um sucesso e superou as expectativas. “A intenção do prefeito Paranhos era poder ouvir a comunidade, receber sugestões, tendo em vista que agora está começando o segundo período, com o segundo mandato”, afirmou. Esporte para todas as idades, inclusivo, comunitário e nos mais variados aspectos foram discutidos no seminário.  

A desvinculação da pasta do Esporte, que atualmente está junto com a Cultura, também foi debatida no seminário. De acordo com Thiago Stefanello, chefe de Gabinete, a separação das pastas fará com que cada uma delas desenvolva as atividades dentro de suas expertises. “Assim nós poderemos trazer, cada vez mais, eventos culturais, mas também desenvolver, cada vez mais, a parte esportiva do nosso município, quer seja na base, no rendimento, e também no apoio ao esporte profissional”, afirmou.

O coordenador do Programa de Fomento e Incentivo ao Esporte do Estado do Paraná, Dilson José de Quadros Martins, disse que o governo estadual está investindo em ações de incentivo ao esporte por meio de recursos que não são, necessariamente, orçamentários. No evento ele também falou sobre o Programa Nota Paraná, voltado às entidades esportivas e sobre a Lei de Incentivo ao Esporte do Governo do Estado. “O esporte é uma das ferramentas que podem contribuir para que os governos promovam as transformações necessárias na sociedade, e transformado para melhor. O esporte promove saúde, promove qualidade de vida, promove a educação”, enfatizou.

O evento seguiu todos os protocolos de segurança de enfrentamento à Covid-19.

 Assessoria 

Notícias da mesma editoria