Respeitável público: o show volta e deve continuar
Foto: Thailan Jaros/CBN Ponta Grossa

Arte & Cultura

Respeitável público: o show volta e deve continuar

Por Redação em 22/04/2022 - 18:03

Uma das mais antigas formas de arte, o circo existe desde a antiguidade. Há registros de exibições de contorcionismo na sociedade grega, malabaristas no Egito e grandes arenas que recebiam o público no Império Romano.

No Brasil, a arte circense foi popularizada por imigrantes europeus a partir do século 19. Desde então, a tradição vem sendo mantida de pai para filho. As famílias circenses tem seu sustento no entretenimento itinerante.

 

Conforme um mapeamento feito pela Fundação Nacional de Artes (Funarte), o Brasil tem 651 circos, que concentram quase 10 mil pessoas. Na região sul, são 70. Como todo o setor cultural, essas famílias sentiram na pele os problemas da pandemia da Covid-19.

As lonas foram baixadas, as fantasias guardadas e a bilheteria teve que ser fechada. Uma das mais tradicionais famílias circenses do Paraná estava em turnê em março de 2020, quando os primeiros casos da doença foram registrados no estado.

Os integrantes do circo tiveram que se mudar para uma fazenda, na zona rural de Campo do Tenente, região metropolitana de Curitiba. A expectativa era ficar no local por dois ou três meses, mas não foi isso que aconteceu. A família ficou um ano e oito meses trabalhando na colheita de feijão, batata e milho.

 

Thailan Jaros/CBN Ponta Grossa

Player Ouça

Notícias da mesma editoria