Passarela do lado argentino é arrastada pela força da água

Foz do Iguaçu

Passarela do lado argentino é arrastada pela força da água

Por Fran Tiem em 30/10/2023 - 14:43

As Cataratas do Iguaçu, em Foz do Iguaçu, estão com vazão de 24 milhões e 200 mil litros de água por segundo nesta segunda (30). Segundo a administração do Parque Nacional do Iguaçu, essa é o maior número registrado nos últimos anos.

Por medida de segurança, a passarela que dá acesso ao mirante da Garganta do Diabo está fechada desde a manhã desse domingo (29). A liberação da passarela está condicionada a diminuição da vazão, que precisa baixar para uma média de 7 a 8 milhões de litros por segundo e não apresentar previsão de alta.

A vazão normal das Cataratas do Iguaçu é de 1,5 milhão de litros por segundo.

Já do lado argentino, a cheia do Rio Iguaçu arrastou 12 metros das passarelas do circuito que leva os visitantes até a Garganta do Diabo. A administração do Parque Nacional do Iguaçu do lado argentino decidiu manter a visitação fechada por medidas de segurança até que as condições melhorem.

Nas imagens aéreas divulgadas na manhã desta segunda-feira (30) pela assessoria, foi possível ver o momento em que a construção é destruída e levada pela correnteza.

As Cataratas do Iguaçu registraram 24,2 milhões de litros d’água por segundo, vazão 16 vezes maior em relação ao nível normal, por volta das 9h desta segunda-feira (30). O volume recorde de 46 milhões de litros foi registrado em 2014.

A avaliação inicial realizada pelos técnicos da empresa Iguazú Argentina, com o sobrevoo do drone indica que:

60% das passarelas foram deslocadas;

Até que o fluxo diminua, a porcentagem de danos não pode ser avaliada;

Foi possível detectar alguns locais onde funcionava o sistema de amarração.

Notícias da mesma editoria