Otite canina: “Os sintomas vão depender do quão grave ou crônica é a lesão", diz Guimarães

Saúde

Otite canina: “Os sintomas vão depender do quão grave ou crônica é a lesão", diz Guimarães

Por Redação em 08/05/2023 - 21:00

Otite em Buldogs: por que esta doença atinge esses cães? A otite canina é uma doença comum entre os bulldogs. Uma inflamação que pode atingir o ouvido externo, interno e até mesmo o ouvido médio e pode ser bem dolorosa para os cães. Mas, o que causa a otite em buldogs, principalmente? Por que esta raça é tão atingida por esta doença? Segundo a médica veterinária do CRV Imagem, a Dra. Taís Guimarães, os animais braquicefálicos (entre eles os buldogs), apresentam diversas malformações:

“Entre elas, um canal auditivo externo estenosado, mais estreito do que o normal, o que pode ser um fator predisponente para infecções na orelha externa (otite externa) e média (otite média)”, afirma.

A Dra. que é uma das maiores referências em Neuroimagem no Brasil, ressalta que a otite externa pode causar dor, incômodo, vermelhidão e secreção no local, mas alerta:

“Os sintomas vão depender do quão grave ou crônica é a lesão. Em casos avançados de uma otite media, sinais neurológicos como incoordenação, desvios de cabeça, nistagmo (movimento involuntário dos olhos) podem aparecer. A otite média pode ser uma consequência de uma otite externa crônica de difícil tratamento, mas nos cães braquicefálicos existe a possibilidade de uma doença a parte, não necessariamente associada a otite externa. O buldogue pode ter uma otite média, sem nunca ter tido uma otite externa na vida”, destaca.

E como isso pode ser identificado? Quais exames são necessários? De acordo com a médica veterinária, os exames para diagnosticar e tratar dependem se a inflamação é uma otite externa ou média:

“A otite externa é diagnosticada por uma otoscopia. Porém, em casos de otites médias ou no caso dos buldogues onde há esse estreitamento do conduto, e a otoscopia é inviável, exames avançados de imagem como a Tomografia e a Ressonância se fazem necessários”, conta.

Dra.Taís Guimarães, uma das maiores referências em Neuroimagem do Brasil.

Player Ouça Dra. Taís Guimarães

Notícias da mesma editoria