Corina Portugal: De  vítima de feminicídio a santa

Santas da Violência

Corina Portugal: De vítima de feminicídio a santa

Por Fran Tiem em 25/03/2022 - 15:00

No primeiro episódio de Santas da Violência, o ouvinte irá conhecer a história de Corina Portugual. Acusada de adultério, foi morta com 32 facadas em 1889 em Ponta Grossa, tempo em que o Brasil era ainda monarquia. Uma briga política envolvendo um advogado e um médico acusado de ser amante de Corina, fez com que o  seu assassino se tornasse a vítima.

Player Ouça

 Com o passar do tempo a história de Corina tornou-se lenda. A jovem morta pelo esposo adquiriu fama de santidade e seu túmulo tornou-se um local de visitação pública, onde muitas pessoas deixam, velas, flores, cartas e placas de agradecimentos pelas graças alcançadas. Corina é considerada guardiã das mães aflitas e auxiliadora das esposas que buscam restauração nos casamentos.

Josué Corrêa Fernandes,  recebeu de uma devota o pedido para que escrevesse uma oração para a Corina. A devota acrescentou ao texto a necessidade de fazer cem cópias da oração e deixar sobre o túmulo da santa em caso do pedido atendido, o que logo se tornou um costume local.

Oração de Corina 

“Bem aventurada Corina Portugal, que foste martirizada e difamada, que tombaste no santo recesso do lar pelas trinta punhaladas do perverso que te escravizava e humilhava, tenhas compaixão de mim e dos angustiantes problemas que hoje atormentam a minha vida, fazendo-me enxergar só escuridão e desespero. Guardiã das mães aflitas pelos filhos que caminham na perigosa trilha das drogas, do álcool; auxiliadora das esposas que não são aceitas ou compreendidas pelos maridos; sentinela das tragédias que podem ocorrer entre noivos e noivas, namorados e namoradas; alma cândida e limpa, alvejada no mar de sangue que há mais de um século ainda mancha a cidade, - ouvi o meu pedido, levando-o até Nossa Senhora e seu Divino Filho: (fazer o pedido). Com as mesmas mãos retalhadas, com as quais tentaste defender-te da fúria assassina de teu carrasco, segurai as minhas, sustentando-me para que me levante do chão da amargura.

Auxilia-me a vencer todos os obstáculos, protegei a mim e à minha família, dai-nos a todos serenidade, paz, trabalho e compreensão. Ensina-nos que a vida é um dom de Deus e que as mais complicadas situações podem ser resolvidas com fé e com calma, porque a cada dia e a cada manhã todas as chances nos são devolvidas nesse eterno recomeço” (Rezar 1 Pai-nosso, 1 Ave-Maria e 1 Salve-Rainha).
.

Imagem da Universidade Estadual de Ponta Grossa
Imagem da Universidade Estadual de Ponta Grossa

Notícias da mesma editoria