Cascavel firma acordo de cooperação técnica com cidades de Portugal
Imagem Secom

Cascavel firma acordo de cooperação técnica com cidades de Portugal

Por Redação via Assessoria em 29/11/2022 - 14:00

Após uma semana de trabalhos durante visitas técnicas em cidades portuguesas, a missão coordenada pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM), por meio do projeto InovaJuntos, resultou em quatro acordos de cooperação técnica entre Cascavel e municípios de Portugal, além de um acordo firmado com a cidade catarinense de São Bento do Sul.

 

Com a cidade portuguesa de Oeiras, Cascavel firmou acordo de transferência mútua de conhecimento nas áreas de tecnologia e inovação.

 

“Lá eles possuem um projeto inovador que tem tudo a ver com a cidade de Cascavel e agora iniciam-se os trabalhos, através de vídeocoferências, para que haja essa transferências”, explica Edson Zorek, que participou da missão técnica.

 

Com a cidade de São Bento do Sul o acordo de cooperação foi para transferir exeperiências positivas de Cascavel, como a implantação do sistema RedeSim e as emendas impositivas, uma novidade no orçamento de 2023.

 

A partir de agora, uma equipe técnica que é coordenada pela  de captação, Susana Souza, semanalmente irá se reunir  virtualmente com essas cidades e a própria CNM para estreitar, ainda mais, o relacionamento e levar adiante os acordos firmados. São ações de curto, médio e longo prazo que beneficiará a todas as cidades, inclusive a população.

 

“Ao implementar essas tecnologias, vamos estar trabalhando com as empresas e criando esse ambiente favorável  de negócios em Cascavel que, por consequência, gera imposto e renda, recurso que serão aplicados nas política públicas de cascavel”, destaca Zorek.

 

Com a cidade de Guimarães, em Portugal, foi assinado acordo de transferência mútua de conhecimentos sobre o laboratório que estuda resíduos sólidos - Centro de Valorização de Resíduos. Já com Lisboa foi firmado acordo de transferência mútua para as áreas de economia  e inovação, por meio do Hub Criativo Beato, centro de inovação localizado em uma antiga zona industrial de Lisboa.

Notícias da mesma editoria