Sem a imprensa não há liberdade
Imagem livre Pixabay

Opinião

Sem a imprensa não há liberdade

Por Gilson Aguiar em 14/10/2019 - 10:15

Vivemos tempos de crítica ao trabalho da imprensa. Mas quando não vivemos isso? Sempre tivemos nos veículos de comunicação que fazem um trabalho sério uma ameaça a muitos que estão estabelecidos no poder. A verdade assusta e um jornalismo investigativo responsável é uma ameaça para quem tem algo a esconder.

Se hoje estamos vivendo uma sociedade que avançou na defesa dos interesses do cidadão, a imprensa tem muito com isso. Ela foi e é a responsável pela informação que nos tira de ignorar e da ignorância. Cabe a imprensa expressar ao máximo uma informação verdadeira, doa a quem doer.

Se temos a necessidade de atuarmos em um regime democrática de maneira consciente, a matéria prima para isso é a informação. Saber os diversos lados de um mesmo fato. Principalmente conhecer o fato. E todos os dias a imprensa, o jornalismo, faz isso.

Temos hoje um grande número de meios de comunicação que podemos levar conosco para todos os lugares onde vamos. Temos um potencial de acesso a comunicação fantástico. Isso arma o cidadão de fontes fundamentais para agir e reagir ao que está a sua volta. Avaliar e fazer escolhas.

Não podemos jamais menosprezar o papel da imprensa. O que ela representa no país hoje é um alicerce da democracia. Uma expressão de defesa dos interesses da população. Por isso, ela tem que ser plural, respeitar a diversidade, buscar o máximo de posicionamentos diversos para compreender uma realidade complexa. A imprensa não pode ser simplificadora e com o hábito de rotular.

Infelizmente, hoje, parte considerável da população está entregue ao jornalismo sensacionalista. Marcado por falas distorcidas, por julgo moral de caráter superficial e mentiroso. Hoje, muito do que ganha espaço nos meios de comunicação é o personalismo tosco, o resumo pobre de conteúdo, as falas preconceituosas. Esta sim é uma imprensa que tem que ser combatida.

Aposte em um jornalismo sério. Defenda quem busca a informação de qualidade. Aquela que se aprofunda nos fatos e deseja um conteúdo que dê aos brasileiros acesso a informação. Uma imprensa que defenda o conhecimento. O que é importante aos brasileiros e muitas vezes é tirado para que ele se transforme em massa de manobra nas mãos de quem está no poder e é mal intencionado.

 

Player Ouça

Notícias da mesma editoria