Sedução da loucura em mar de ignorância
CBN Cascavel

Opinião

Sedução da loucura em mar de ignorância

Por Gilson Aguiar em 08/01/2021 - 09:29

Em determinados lugares onde impera a visão estreita, toda e qualquer diferença é tratada como opositora, antagonismo, um inimigo a ser combatido. A busca de considerarmos que tudo aquilo que não se encaixa na nossa visão de “normalidade” deve ser exterminado facilita a condução da vida de quem deseja permanecer o mesmo ao longo do tempo. 

O que assistimos com Donald Trump nos Estados Unidos da América é isso. Mesmo na democracia considerada a mais tradicional do mundo, um momento de insensatez ocorre. Ninguém imaginava com tanto radicalismo. Os defensores de Trump que invadiram o Capitólio demonstraram que estavam dispostos a tudo em nome de seu líder.

Quando uma pessoa se eleva acima das instituições o que está ameaçado é o nosso próprio convívio como sociedade civilizada. A sociedade fundada no direito e no respeito à liberdade ganha o perfil de um embate que pode levar a uma guerra civil. 

O presidente norte-americano incentivou a ação extrema, viu o ato de violência ocorrer e quatro pessoas morreram. Após o estrago feito, o líder alucinado vem a público, arrependido, pede desculpas e reconhece a vitória de seu adversário nas urnas, Joe Biden. A diminuição do “mito” é a demonstração do preço de se estabelecer a verdade sobre um perfil alucinado como o de Trump.

O preço que se paga para que tenhamos dimensão de com quem estamos lidando é, em muitos casos, caro. Se tivéssemos um pouco mais de bom senso, poderíamos evitar muitos prejuízos.

 

Player Ouça O comentário

Notícias da mesma editoria