Secretaria de Educação alerta para as datas de matrículas e rematrículas
Secom

Rede Municipal de Ensino

Secretaria de Educação alerta para as datas de matrículas e rematrículas

Por Redação via Assessoria em 13/10/2019 - 22:51

Neste mês de outubro as Escolas Municipais e Cmeis (Centros Municipais de Educação Infantil) já iniciam os levantamentos necessários para a organização das turmas e realização das matrículas e rematrículas para o ano letivo de 2020. Nos dias 16 de 17 de outubro as unidades escolares realizarão o levantamento dos alunos que frequentarão a pré-escola I e II e o 1º ano.

4 e 5 anos, idades obrigatórias

Vale ressaltar que as famílias precisam ficar atentas à idade obrigatória para o ingresso de crianças na escola. Toda criança de 4 e 5 anos, nascida respectivamente até 31 de março de 2016 e 31 de março de 2015, deve ser matriculada para o próximo ano. A obrigatoriedade já contempla o corte etário, que será aplicado nas matrículas novas, sendo que as crianças que já estavam frequentando a Educação Infantil no ano de 2018, progridem normalmente para a série seguinte, mesmo que ainda não tenham a idade estabelecida pelo corte etário.

Rematrícula

Entre os dias 21 e 25 de outubro as escolas e Cmeis realizarão as rematriculas dos alunos, mesmo aqueles que a unidade já tenha conhecimento de que serão transferidos.

6º ano

De 21 de outubro a 1º de novembro ocorrem as matrículas para os alunos que ingressarão no 6º ano, na Rede Estadual, após o processo de georreferenciamento realizado previamente pelas escolas, que entregarão uma carta de matrícula às famílias, para que estas apresentem na unidade da Rede Estadual.

Matrículas novas em Cmeis

A partir do dia 5 de novembro iniciam as matrículas novas para Cmeis e Ceis (Centros de Educação - conveniadas ao Município), para turmas de berçário, maternal I e II e pré-escola I. No entanto, o encaminhamento para as matrículas ocorre conforme o encaminhamento do Setor do Cadun (Cadastro Único), e as famílias devem apenas ficar mais atentas ao acompanhamento online da lista de espera e às ligações do Setor.

Não é necessário comparecer à Secretaria de Educação ou à unidade escolar antes que o Cadun entre em contato.

1º ano e pré-escola (alunos que já pertencem à Rede)

De 6 a 7 de novembro serão realizadas as matrículas para o 1º ano, para alunos que já estão matriculados em escolas municipais ou Ceis conveniados. Já nos dias 11 e 12 de novembro ocorrem as matrículas para a pré-escola, para alunos oriundos de Cmeis, Ceis e escolas, bem como para alunos encaminhados pelo Cadun.

Matrículas novas para Pré e 1º ano

Alunos com idade escolar para frequentar a pré-escola ou o primeiro ano em 2020 e que nunca frequentaram uma escola ou são oriundos de outras Redes de Ensino, poderão ter a matrícula efetivada nos dias 18 e 19 de novembro.

Matrículas novas Ensino Fundamental

Já as matrículas novas para as séries iniciais do Ensino Fundamental, nos casos de alunos oriundos de outras Redes de Ensino, ocorrem nos dias 20, 21 e 22 de novembro. Nesse período também ocorrem as matrículas por transferência para alunos novos da Escola Municipal Profª Gladis Maria Tibola e para os demais casos transferência das escolas municipais, sendo necessária a apresentação de matrícula da escola de origem.

EJA

A partir do dia 2 de dezembro iniciam as matrículas para a EJA (Educação para Jovens e Adultos). O Município atende as séries iniciais do Ensino Fundamental, do 1º ao 5º ano e pessoas maiores de 15 anos que não frequentaram a escola ou não puderam concluir esta etapa da vida escolar, podem procurar a Secretaria de Educação ou qualquer uma das unidades que oferecem a EJA. Confira quais são:

- Centro Paulo Freire, Rua Presidente Juscelino Kubitscheck, 373 - Alto Alegre

- Escola Aníbal Lopes da Silva, Rua Siriema, 234 - Floresta;

- Escola Atílio Destro, Rua Portugal, 1230 - Jardim Nova Itália;

- Escola Francisco Vaz de Lima, Avenida Interlagos, 541 - Interlagos; Escola José Henrique Teixeira, Rua Serra das Furnas,1462 - Morumbi;

- Escola Maria Tereza Abreu de Figueiredo, Rua Xavantes, 1389 - Santa Cruz;

- Escola Profª Maria Aparecida Fagnani Soares, Rua Caieiras, 282 - Conjunto Riviera;

- Escola Profª Maria dos Prazeres Neres da Silva, Rua André de Barros, 849 - Jardim União;

- Escola Profª Maria Fumiko Tominaga, Rua Leonardo da Vinci, 858 - Tarumã;

- Escola Zumbi dos Palmares, BR 277 - Km 572;

Tempo Integral

Nos dias 5 e 6 de dezembro, desde que todos os alunos da Pré-Escola e do Ensino Fundamental já estejam devidamente matriculados, as escolas que atendem a ETI (Educação em Tempo Integral) iniciam as matrículas para esta modalidade.

 

Assessoria 

Notícias da mesma editoria