Ratinho Junior é diplomado, agradece paranaenses e anuncia nova gestão com grandes ações
Foto: Roberto Dziura Jr/AEN

Paraná

Ratinho Junior é diplomado, agradece paranaenses e anuncia nova gestão com grandes ações

Por Redação via Assessoria em 20/12/2022 - 07:34

O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) realizou nesta segunda-feira (19) a solenidade de diplomação do governador Carlos Massa Ratinho Junior e de seu vice, Darci Piana, que comandarão o Poder Executivo Paranaense por mais quatro anos. A cerimônia aconteceu no Grande Auditório do Teatro Positivo, em Curitiba, e serviu para que a Justiça Eleitoral ratificasse o resultado das eleições de 2022.

A diplomação é o último dos ritos da Justiça Eleitoral antes da posse dos eleitos e serve para reforçar a lisura de todo o processo envolvendo as eleições. Ela confirma a aptidão dos candidatos para ocuparem os cargos para os quais foram eleitos, pois só ocorre após a aprovação do registro das candidaturas e da aprovação das contas de campanha dos candidatos.

O governador aproveitou o momento para agradecer novamente à maior parte da população paranaense que o reelegeu com a maior votação total da história do Estado.

Player Ouça Governador Ratinho Junior

Ao falar sobre os próximos quatro anos, o governador lembrou algumas marcas já alcançadas e garantiu que vai continuar trabalhando para que o Estado seja um protagonista em níveis nacional e internacional.

Player Ouça Governador Ratinho Junior

Na avaliação do presidente do TRE-PR, desembargador Wellington Emanuel Coimbra de Moura, as eleições transcorreram com tranquilidade no Paraná. Todos os diplomados assumirão os cargos para os quais foram eleitos.

Player Ouça presidente do TRE, desembargador Wellington Emanuel Coimbra de Moura

Os primeiros a serem diplomados foram os suplentes dos deputados estaduais.Os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná receberam o diploma que oficializa o resultado das eleições e os habilita a assumir o cargo. Depois dos suplentes, foram diplomados os 30 Deputados Federais, que vão representar o Paraná em Brasília. Depois dos Deputados Federais, foi a vez do Senador eleito Sergio Moro receber o diploma. Os últimos a serem diplomados foram vice-governador Darci Piana e o Governador reeleito Ratinho Junior.

Ao todo, quatro deputados federais e seis deputados com domicílio no Oeste paranaense foram diplomados ontem (19) e, portanto, estão aptos a assumir, em 1º de janeiro do próximo ano, os mandatos para os quais foram eleitos em outubro último. A nova bancada oestina será composta pelos deputados federais Fernando Giacobo, Vermelho, Dilceu Sperafico e Nelsinho Padovani, e pelos estaduais Professor Lemos, Marcel Micheletto, Oziel Luiz Batatinha, Gugu Bueno, Marcio Pacheco e Mateus Vermelho.

Mas também foram diplomados os três primeiros suplentes de cada partido ou federação partidária, e neste caso o Oeste paranaense conseguiu emplacar um time com exatamente o mesmo número. São eles os federais Hermes Frangão Parcianello, Evandro Roman, Renato Silva, Luciano Alves e Elton Welter, e os estaduais Lúcio de Marchi, Rafael Moura, Rômulo Quintino, Soldado Fruet Paulo Porto - o Coronel Lee aparecia inicialmente também como suplente, mas essa informação que era equivocada já que o partido dele não elegeu ninguém.

A diplomação, vale lembrar, é condição indispensável para que o candidato possa assumir o mandato eletivo ao qual concorreu, e no caso dos suplentes é para que estejam aptos caso sejam convocados a uma interinidade pela ausência de algum titular, que pode se dar por diferentes motivos, como cassação, falecimento ou convocação para assumir outra função pública

Notícias da mesma editoria