Por que a grama do vizinho é mais verde?
CBN Cascavel

Opinião

Por que a grama do vizinho é mais verde?

Por Gilson Aguiar em 24/08/2022 - 09:52

Toda a explicação fácil é mentira. Receita pronta não dá certo. Mesmo assim tem quem insista em dizer que a grama do vizinho é mais verde, e que do jeito que o outro faz é sempre melhor. Isso é engano.

Se copiar os outros desse certo não haveria criatividade, apenas uma reprodução em larga escala do chamado bem-sucedido. A chatice imperaria e a previsibilidade seria constante. Um mundo sem graça onde sempre saberíamos onde tudo iria dar e não haveria nada de nós em lugar algum.

Não por acaso, esta coisa de ter o que é do outro nos encanta e tem nome, inveja. Não por acaso, na definição do dicionário está lá, inveja é a “sensação ou vontade indomável de possuir o que pertence a outra pessoa”. É a inveja do carro, da esposa, do filho, da casa, do trabalho, do corpo, daquilo que não lhe pertence e que você é o principal motivo para não ter.

Por isso, que se inspira na vida do outro e vê em copiá-lo como a fórmula do sucesso, tem no fundo a tal da inveja.

Deveríamos ter mais a capacidade de nos reconhecermos, entendermos quem somos, vivermos nossa própria vida, agirmos pela consciência de nossos limites e superações. Melhorarmos nossas qualidades. Nos orgulharmos de nós, de onde viemos e quem somos.

Porém, ter consciência do que se é e mudar é um exercício demorado. Por isso se prefere as explicações fáceis, receitas prontas, aquilo que satisfaz rapidamente, achar que a verdade vem embalada e pronta para consumir e não um exercício de um aprender diário e doloroso. Porém, com uma satisfação de si e do que se é.

O que invejamos nos outros é o que se pode ver e não a verdade como ela é. O sucesso é uma obra de árdua produção, de exercício diário, de erros e acertos, mais erros do que acertos por sinal. Firmeza e resiliência é calo nos pés de tanto se machucar com o caminho com pedras e espinhos.

Logo, não perca tempo buscando respostas prontas e tendo inveja do alheio, de um jeito em sua própria vida e aprenda a se conhecer e viver.

Player Ouça O comentário

Notícias da mesma editoria