"O Paraná é o 4º estado mais industrializado do país, mas podemos sonhar até com o 2º lugar"

Fiep

"O Paraná é o 4º estado mais industrializado do país, mas podemos sonhar até com o 2º lugar"

Por José Roberto Benjamin em 17/08/2023 - 12:01

Em entrevista ao CBN Paraná desta quinta-feira (17) Edson Vasconcelos, presidente eleito da Fiep, falou dos desafios a partir de outubro ao comandar a Federação das Indústrias do Paraná pelos próximos quatro anos.

A eleição ocorreu na última terça-feira (15), Edson Vasconcelos conquistou  63 votos contra 32 do candidato de Curitiba Rommel Barion.

Player Ouça Edson Vasconcelos, presidente eleito da FIEP
Player Ouça Edson Vasconcelos em entrevista ao CBN Paraná

No Paraná, a indústria movimenta o equivalente a R$ 111,1 bilhões anualmente, o que representa 26% do PIB total do estado. O montante equivale a 7,5% do PIB Industrial brasileiro, o que coloca o parque industrial paranaense como o quarto principal do país, atrás somente de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Tudo isso é feito por um conjunto de mais de 71,8 mil empresas que estão sob a representação institucional da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) - incluindo a indústria de transformação, setor da construção civil, serviços industriais de utilidade pública e demais serviços industriais. Todas essas empresas são responsáveis por mais de 977 mil empregos diretos.

Entre os setores industriais paranaenses que se destacam no cenário nacional, o Estado ocupa o primeiro lugar na produção de carne de frango e de tilápia, além de liderar a produção de madeira para papel e celulose e a exportação de madeira serrada e compensado. O parque industrial paranaense também abriga o segundo principal polo produtor de leite e de suínos do Brasil e é o terceiro na produção de veículos.

Notícias da mesma editoria