Morre a primeira médica e vereadora de Cascavel

Falecimento

Morre a primeira médica e vereadora de Cascavel

Por Fran Tiem em 11/08/2021 - 17:00

Morreu na madrugada desta quarta-feira (11), Elisa Aparecida Vieira Simioni, aos 88 anos. Elisa estava internada no Hospital Osvaldo Cruz de São Paulo.

Elisa Aparecida Vieira Simioni, médica ginecologista, primeira profissional de saúde da região de Cascavel e primeira mulher a exercer um mandato na Câmara de Vereadores da cidade.

Elisa assumiu a câmara na década de 1960, época em que apenas homens assumiam cargos políticos. Eleita com 659 votos pelo partido MDB, fruto de suas atividades como ginecologista, atendendo gratuitamente a mulheres carentes do meio rural.   

Sua trajetória é contada no artigo publicado pelo jornalista e escritor Alceu Sperança em 2016

Confira:

A médica Elisa Aparecida Vieira Simioni não foi apenas a primeira profissional de saúde de nível superior a atuar na região de Cascavel. Ela também foi a primeira mulher a assumir a linha de frente da luta política, a primeira vereadora cascavelense e só não chegou a ser a primeira prefeita de Cascavel porque a discriminação reinante na década de 1960 — aliás, ainda hoje reinante — estrangulava os partidos políticos e alijava a mulher de uma candidatura, principalmente porque havia apenas dois partidos: Arena e MDB.

Elisa se elegeu para a Câmara em 1968, pelo MDB com 659 votos, fruto de suas atividades como ginecologista, atendendo gratuitamente a mulheres carentes do meio rural.   Lutava incansavelmente contra os interesses que tentavam contrariar sua defesa da mulher e dos carentes exercida, sobretudo, por uma dedicação exclusiva à profissão e à caridade.

Ela detestava a mania dos vereadores de usar a tribuna da Câmara para mandar abraços aos amigos e fazer homenagens pessoais a sócios, compadres e parentes. Teve um atrito com o vereador Luiz Picoli na sessão de 6 de março de 1969, quando censurou o presidente da Câmara por usar a palavra para elogiar seu amigo, o advogado, ex-vereador e dono da Rádio Colmeia, José Bernardo Bertoli.

Filha de Maria e Luís Vieira, Elisa Aparecida Vieira nasceu em 25 de setembro de 1933 em Itapetininga (SP). Formou-se pela Escola de Medicina de São Paulo (ginecologia) e depois de uma rápida incursão pela capital paranaense, optou por se internar no desassistido interior do Estado, vindo a se instalar em Cascavel no período mais crítico da década de 1960, quando havia o predomínio dos jagunços apadrinhados pelos ditadores da época.

Notícias da mesma editoria