Maus-tratos a animais: denunciar a quem?
Divulgação

VIOLÊNCIA

Maus-tratos a animais: denunciar a quem?

Em 23/07/2019 - 10:53

Em casos de denúncias de maus tratos a animais a responsabilidade é de quem? A questão foi levantada por uma ouvinte da CBN, que prefere não ter o nome revelado. Ela presenciou uma situação de maus tratos no Bairro Santa Cruz, no último fim de semana e, segundo ela, o caso é recorrente. A denunciante diz que um vizinho agride violentamente dois cachorros. Ela desconfia, inclusive, de estupro do animal e relata que há crianças na casa. A denunciante conta que ligou na Polícia Militar, e foi informada, por telefone, que a PM não pode resolver o caso. A PM pediu que ela ligasse para a Guarda Municipal de Cascavel. Mas, para surpresa da denunciante, quem atendeu a ligação pediu para que ela ligasse para a imprensa. Segundo a presidente da ONG Sou Amigo, a advogada Evelyne Paludo, a responsabilidade é da prefeitura.

Em nota, a Secretaria de Meio Ambiente informou que as denúncias de maus tratos podem ser feitas pelo telefone 156, da ouvidoria da prefeitura, ou 153, da Guarda Municipal, se o denunciante presenciar o caso. A Prefeitura também informa que o denunciante pode entrar em contato com a Polícia Militar. Outro canal de denuncia, segundo a secretaria de Meio Ambiente, é o Particity, um aplicativo dentro do site do município que encaminha a denúncia de acordo com o setor responsável. Os casos de maus tratos são encaminhados para o setor de bem estar animal. A Patrulha ambiental, com um fiscal ou uma médica veterinária, fazem a fiscalização, a multa e, se houver necessidade, encaminham o caso ao ministério público. Conforme a secretaria, a denúncia pode ser feita de forma anônima.

A Polícia Militar ainda não respondeu à reportagem da CBN sobre o caso e sobre como funciona a verificação de denúncias de maus tratos por parte da polícia.

Notícias da mesma editoria