Formatura PM:  319 soldados  vão reforçar o Oeste e Sudoeste
Foto: Roberto Dziura Jr/AEN

Segurança Pública

Formatura PM: 319 soldados vão reforçar o Oeste e Sudoeste

Por Redação em 16/09/2023 - 01:00

Mais 319 novos soldados passam a reforçar a segurança das regiões Oeste e Sudoeste do Estado, após a formatura do Curso de Formação da Polícia Militar do Paraná, nesta sexta-feira, no Estádio Olímpico Regional Jacy Miguel Scanagatta, em Cascavel. O evento contou com a presença do governador Carlos Massa Ratinho Junior e completa o ciclo de formaturas de dois mil 485 novos policiais em todo o Estado. A previsão é que os 319 novos policiais do 5º Comando Regional da Polícia Militar do Paraná estejam nas ruas reforçando o policiamento do Estado a partir desta segunda-feira. Ratinho Junior destaca a valorização da segurança pública nos últimos anos.


Player Ouça


Com o ingresso dos formandos na corporação, todos os municípios do Paraná passam a ter efetivo policial exclusivo, ressalta o secretário Estadual da Segurança Pública, Hudson Teixeira

Player Ouça secretário Estadual da Segurança Pública, Hudson Teixeira

Mais de 18% de todos os formandos são mulheres. Em todo o Estado, são mais de 400 novas policiais, o que representa o maior ingresso de mulheres na polícia de uma só vez. Para a soldado Cassiana Thais Pinto, que se formou nesta sexta-feira, o aumento da presença feminina na polícia é importante para que as cidadãs paranaenses se sintam representadas na corporação.

Player Ouça soldado Cassiana Thais Pinto

Os policiais recém-formados passaram por um treinamento de 10 meses, entre agosto de 2022 e maio de 2023. Foram 50 disciplinas teóricas e práticas como legislação, defesa pessoal e tiro policial, tática de confronto armado e gerenciamento de crises. Depois, eles passaram por um período de três meses de estágio operacional sob a supervisão dos policiais veteranos. O conteúdo programático das etapas de formação e as atividades práticas têm como objetivo a capacitação plena dos profissionais para o exercício das atividades. Durante a formatura, um dos helicópteros recém-entregues do Projeto Falcão foi apresentado aos novos policiais. A aeronave é equipada com tecnologias de última geração para suporte aéreo, como câmeras de alta precisão, dispositivos de visão noturna e monitoramento térmico. Ela já está sendo usada na região desde agosto, atuando nas áreas de fronteira, combatendo o tráfico de drogas e o contrabando. O comandante-geral da Polícia Militar do Paraná, Jefferson Silva, explica que o Oeste tem sua particularidade devido a região ser de fronteira.

Player Ouça comandante-geral da Polícia Militar do Paraná, Jefferson Silva

Notícias da mesma editoria