"Doença inflamatória intestinal se não tratada tem até 30% de chances de virar câncer"

Maio Roxo

"Doença inflamatória intestinal se não tratada tem até 30% de chances de virar câncer"

Por José Roberto Benjamin em 27/05/2020 - 12:09

O objetivo da Campanha Maio Roxo é conscientizar a população sobre as doenças inflamatórias intestinais (DII), que incluem a doença de Crohn e a retocolite ulcerativa. O ápice da campanha ocorreu no dia 19, quando é lembrado o Dia Mundial da Doença Inflamatória Intestinal. 

Estima-se que, em todo o mundo, mais de 5 milhões de pessoas vivam com a doença de Crohn e a retocolite ulcerativa.  

No Brasil, a Associação Brasileira de Colite Ulcerativa e Doença de Crohn (ABCD), propõe ampliar a conscientização e melhoria na qualidade de vida dos pacientes por meio de ações informativas. 

A doença de Crohn e a retocolite ulcerativa afetam diretamente o sistema digestivo e fazem com que o tecido intestinal se torne inflamado, provocando feridas e sangramentos facilmente. Ambas as doenças causam impacto tremendo no bem-estar físico e emocional do paciente.

 “Não há cura para estas doenças, mas o portador pode ter uma vida normal, desde que tenha o diagnóstico no início e faça o tratamento observando hábitos de vida saudáveis”, afirma o coloproctologista Gustavo Kurachi, especialista da Gastroclínica Cascavel.

 “É preciso falar sobre doença inflamatória intestinal e procurar atendimento especializado para evitar que os sintomas comprometam sua qualidade de vida, lembrando que nos casos em que não é feito o tratamento da retocolite ou doença de Crohn, em que o portador conviva por muitos anos com a doença, são aumentadas em até 30% as chances de virar câncer”, completa o especialista.

 

Player Ouça Dr. GUSTAVO KURACHI, Coloproctologista

Notícias da mesma editoria