Cuide do que pensa
CBN Cascavel

Opinião

Cuide do que pensa

Por Gilson Aguiar em 02/01/2024 - 08:00

Nem tudo depende de nós.

Você é daqueles que espera uma resposta pronta? Ela não existe. Soluções fáceis? Também não.

Quando a coisa complica e tudo parece obscuro sem saída é que temos que ter a certeza de que haverá um amanhã. A vida segue um fluxo que não é controlado por nós em parte. Tem horas em que não depende da nossa vontade.

Agora estamos começando o Ano Novo, 2024. O que nos espera?

Só saberemos vivendo. Podemos antecipar, mas nada será exatamente como planejamos. E mesmo quando tudo parece ocorrer como havíamos pensado, ao viver, não será totalmente aquilo que imaginamos. Não se projeta uma vida perfeita, apenas se tem intenções.

Rotular não é conhecer.

Uma das melhores formas de viver 2024 é não colocar definições, sentenças e imposições. Não rotule, apenas aprenda a compreender aquilo que não conheça. Não exija que as coisas sejam como você deseja, mas deseje viver a vida compreendendo como ela é.

O nosso problema com a mudança é que queremos ser diferentes e não entendermos por que as coisas são como são. Se fossemos mais dedicados em conhecer a condição real que vivemos teríamos uma chance imensa de fazer uma mudança mais assertiva.

E deixo aqui algo para que possamos refletir juntos. Um primeiro passo para iniciarmos o nosso reconhecimento é não transferir responsabilidades, arrumar desculpas. Gastamos mais tempo colocando na boca dos outros e na atitude deles o que não reconhecemos como uma característica nossa.

Faça sua parte e cuide da sua vida.

Nos preocupamos mais com o que está na mente dos outros do que aquilo que consome os nossos pensamentos. Marco Aurélio, pensador romano, considera que é infeliz aquele que busca conhecer o que se passa na mente dos outros. Para o “imperador filósofo”, devemos nos preocupar mais com o que se passa na nossa.

Como diz o ditado, cuide mais do que sai pela sua boca do que o que entra pelo seu ouvido. Afinal, quem já não falou demais e ouviu de menos? Não seja mais um a fazer isso. Eu já fiz e me arrependo.

Se fizer este exercício de cuidar da própria existência e dos efeitos que ela faz na vida dos outros, seu ano já terá começado bem e será melhor.

Feliz 2024!

Player Ouça O comentário

Notícias da mesma editoria