Cerca de 87% da produção de erva-mate no Brasil sai do Paraná
Foto: José Fernando Ogura/ANPr - 01/2019

Produção

Cerca de 87% da produção de erva-mate no Brasil sai do Paraná

Por Redação via Assessoria em 07/10/2019 - 16:33

O Paraná concentrou 87% de toda a produção de erva-mate do País no ano passado. Do total de 393 mil toneladas, 345 mil saíram do Estado, especialmente da região Centro-Sul, segundo dados divulgados pelo IBGE.

O setor gera emprego e renda para aproximadamente 100 mil famílias no Estado. São Mateus do Sul foi o município que registrou o maior volume de erva-mate extrativa no ano, com 70 mil toneladas, o que representa 17,8% do total nacional.

A cidade, sozinha, produz mais do que os dois outros Estados do Sul no ranking nacional, somados. O cultivo movimentou 468 milhões de reais em 2018 no Brasil.

Além de São Mateus do Sul, se destacaram as cidades paranaenses Cruz Machado, General Carneiro, Bituruna, Paula Freitas, Inácio Martins, Palmas, União da Vitória, Irati e Pinhão.

A erva-mate é o principal produto florestal não madeireiro e o cultivo é totalmente agroecológico. Por ser plantada na maior parte do Paraná em áreas sombreadas, não exige desmatamento e nem emite carbono.

O secretário de Estado da Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara ressalta que a qualidade da erva-mate paranaense, é caracterizada justamente por uma grande produção em áreas com sombreamento

Player Ouça

O governador Ratinho Jr. Falou sobre as metas e políticas públicas para o setor

Player Ouça a reportagem

Ao todo, 136 cidades cultivam erva-mate no Paraná. Como forma de estimular ainda mais o consumo da erva-mate no Estado, a secretaria de Educação e Esporte estuda a inclusão do chá na merenda escolar.

No Brasil, 96% do consumo da erva-mate é para chimarrão e 4% em chás e outros usos.

O Paraná também busca ampliar a produção de erva-mate usando áreas próximas às linhas de energia elétrica. O projeto de lei já foi aprovado por unanimidade pela Comissão de Constituição e Justiça.

Da redação com informações da assessoria

Notícias da mesma editoria