Castramóvel: medida divide opinião de ONGs e Protetores
Divulgação

BEM ESTAR ANIMAL

Castramóvel: medida divide opinião de ONGs e Protetores

Em 22/07/2019 - 12:04

A Prefeitura de Cascavel está em processo para adquirir e colocar em funcionamento o castramóvel. Um ônibus, que será equipado com uma espécie de consultório, e atuará nos bairros com as famílias de baixa renda para castrar animais de quem não tem condições de pagar uma cirurgia. De acordo com a secretaria de Meio Ambiente, a licitação para compra já foi feita e uma empresa de cascavel ganhou a concorrência, por R$ 415 mil. A previsão é de que em outubro ele já esteja pronto, mas, é necessário cautela. Isso porque tudo que estiver dentro do castramóvel precisa estar de acordo com o Conselho Regional de Medicina Veterinária, passar pela avaliação da Vigilância Sanitária, dentre outros procedimentos de segurança necessários. A secretaria de Meio Ambiente afirma que faz um planejamento e um estudo para que o castramóvel atue da melhor forma, inclusive com a possibilidade de uma parceria com universidades locais que tenham curso de medicina veterinária. Deverá ser feito também um cadastramento das famílias de baixa renda e verificação do local onde está o animal a ser castrado, para saber se a família é realmente de baixa renda e orientar os proprietários quando aos cuidados do pós-operatório. Na teoria, o projeto ajudará no controle populacional de animais de rua. Mas, a medida divide opinião de protetores e ONGs da causa animal. Segundo a presidente da ONG Sou Amigo, Evelyne Paludo, a instituição é contra a medida.

Para a representante da ONG Cachorros Cascavel, Rosângela Favarin, são vários os questionamentos que devem ser feitos antes de colocar o castramóvel funcionar.

A Prefeitura de Cascavel também começou o processo para terceira fase das castrações bancadas pelo poder público. São 450 mil reais destinados aos serviços. Porém, os voluntários da causa consideram muito pouco diante da quantidade de animais resgatados e de animais de rua que precisam ser esterilizados.

Player Ouça a reportagem

Notícias da mesma editoria