Brasil: permanências e falsas mudanças
CBN Cascavel

Opinião

Brasil: permanências e falsas mudanças

Por Gilson Aguiar em 22/09/2021 - 09:31

O presidente da república fala na Organização das Nações Unidas. Fala meias verdades e mentiras. É criticado nos meios de comunicação. Mesmo na CPI da Covid, o presidente não é poupado. Um espetáculo de falas sem sentidos e críticas sem fundamentos.

Vivemos momentos em que dar opinião e falar sobre o que se pensa não tem compromisso com a realidade fundamentada. De onde vem os argumentos que usamos? Muitos consideram que sua vivência pessoal é referência para uma análise social. Não é!

Nos meios de comunicação, os dados apresentados são tidos como verdades absolutas, dados podem ser interpretados, manipulados e maquiados. Logo, há que se fazer um exercício árduo para saber se o que usamos como verdade tem seu fundamento mínimo ou não.

O Brasil continua o mesmo ao longo do tempo. Cheio de contradições. A nossa realidade nada mais é que o resultado de uma jornada pouco conhecida profundamente. Da formação colonial, império e as diversas fazes republicanas, há uma sociedade que se fez diversa e regional. Integrada pela força do Estado imposto e não representativo como se idealiza na democracia liberal.

Quantos de nós percebe este país? O que isso significa? Poucos e significa a superficialidade que tratamos diariamente nossas vidas. E, a grande maioria não está interessada na complexidade e sim na superficialidade dos fatos que nos cercam.

Transforme as dúvidas de seus dias em um estímulo, uma sedução, para a imersão na profundidade do que se sustenta. Você descobrirá um mundo além e muito diferente deste que imaginamos conhecer.

Player Ouça O comentário

Notícias da mesma editoria