A utopia do liberalismo conservador
CBN Cascavel

Opinião

A utopia do liberalismo conservador

Por Gilson Aguiar em 14/09/2022 - 08:08

Ser conservador, o que é isso? Se fala que no Brasil existem os conservadores nos costumes e liberais na economia, como funciona esta determinação? Ela é possível?

Vamos fazer um exercício de reflexão para chegarmos a uma conclusão, ou não. Atos em defesa da família não é coisa só de se “conservar”, mas entender qual o conceito de família que temos. No Brasil, nas últimas três décadas, as famílias estão mudando, e muito.

A chamada família tradicional, composta por pai, mãe e filhos não é mais a maioria. Nos últimos vinte anos saiu de 57% para 42%. Tem crescido o número de famílias onde sua composição é de casais sem filhos e principalmente de mulheres chefiando a família, em grande parte, as de menor renda, mães que criam a prole sozinha. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Logo, uma família conservadora, tradicional, já está em processo de redução pela própria condição em que a sociedade estabelece as possibilidades de uma formação familiar. Em suas variáveis econômicas, como o aumento da participação da mulher ne mercado de trabalho, deve se considerar a liberdade de informação, mudanças na legislação e tendência a construção de vínculos afetivos mais sólidos do que os consanguíneos.

Outro dado curioso é o quanto custaria manter uma família tradicional em que o homem continuasse como chefe de família e fosse o provedor, o todo poderoso. Manter o potencial de consumo dos elementos que compõe a família é muito mais elevado do que a 50 anos atrás. Haja dinheiro!

Outro dado importante, se os conservadores de plantão querem que suas esposas trabalhem para dividirem as despesas domésticas, porque eles teriam que ter a autoridade. Se vamos rachar a conta de água, luz, aluguel, alimentação, vestuário etc. vão ter que dividir o poder também.

 Acredito que já temos dados o suficiente para entender se é possível ser conservador nos costumes e liberal na economia. Em uma economia liberal, com forte influência sobre a vida social, a conta não fecha. O liberalismo econômico faz do conservadorismo dos hábitos uma utopia.

Player Ouça O comentário

Notícias da mesma editoria