Saúde

40% dos diabéticos tem algum distúrbio oftalmológico. Controle da doença pode evitar agravamento dos problemas na visão

Por Cristina em 30/06/2021 - 16:30

 

Glaucoma, Retinopatia Diabética e Catarata são alguns dos problemas que o diabetes fora de controle pode ocasionar na visão dos pacientes.

 Segundo a Federação Internacional de Diabetes (IDF), o Brasil é hoje o 5º país do mundo com maior incidência de diabéticos. São cerca de 16,8 milhões de pessoas com a doença, ficando atrás apenas da China, Índia, Estados Unidos e Paquistão. A estimativa da IDF é que em 2030 cerca de 21,5 milhões de brasileiros tenham o problema, que pode desencadear, entre outras coisas, graves problemas na visão.

Estudos científicos apontam que 40% dos portadores de Diabetes desenvolveram alguma alteração oftalmológica. Entre as principais, estão o Glaucoma, Retinopatia Diabética e a Catarata. 

Segundo o oftalmologista do Hospital de Olhos do Paraná, Dr. Leonardo Dias, o Diabetes precisa primeiro ser diagnosticado, e depois, controlado de forma adequada. Caso isso não ocorra, a visão pode ser afetada.

O médico falou falou à rádio CBN Cascavel (93,9), nesta segunda-feira (28), quando participou do programa CBN Cascavel 2ª Edição (2ª à 6ª feira, das 14h às 16h).

 Ele explicou que o Diabetes fora de controle pode provocar alterações em diversas estruturas oculares. 

 

Com assessoria

 

Player Ouça ouça o áudio
Player Ouça parte 2

Notícias da mesma editoria